sexta-feira, 13 de junho de 2014

"Político" a nova profissão


Embora o título traga o político como nova profissão, ela não é tão nova assim.
Preste a se iniciar mais um pleito eleitoral, verifiquei na história recente do Brasil e cheguei a conclusão que o político passou a ser uma profissão muito disputada, porém muito restrita e bem rentável, além é claro de não exigir escolaridade.
Entendo perfeitamente que o legislador constituinte ao preceituar que todos podem candidata-se, exigindo apenas o mais pífio conhecimento, a verdadeira intenção era permitir a todos a possibilidade de ingressar na vida pública e de alguma forma contribuir para o progresso da nação.
Porém analisando o atual cenário verificamos a existência de um poder hierárquico dentro da política, onde os cargos vão passando de Pai para filho, ou neto.
Atualmente o congresso está tomado por sexagenários, que se perpetuam no poder, fazendo dele uma verdadeira profissão e quando se afastam tratam logo de colocar um filho ou neto para ocupar o lugar, sem, contudo perder o poder de decisão e manipulação.O que vejo no cenário atual é o apego fortíssimo desses políticos aos cargos, ou será a rentabilidade que esse cargo pode oferecer, mas na verdade isso é retrato do País onde prevalece o capitalismo puro e simples.
Não é uma tarefa fácil mudar a mentalidade de uma nação que desde os primórdios foi explorada, e que traz em sua essência a subserviência com os ricos.
O povo clama por melhorias na saúde, Educação e Segurança, porém não iniciam as reformas que precisam ser feitas, já que temos nas mãos a maior arma que é o nosso voto.
No entanto enquanto pessoas continuarem a trocar voto por favores, iremos continuar tendo as mesmas pessoas no poder.
O primeiro passo para a verdadeira democracia é a limitar o poder de atuação desses políticos que querem se perpetuar no poder, limitando a quantidade de tempo que um cidadão pode continuar ocupando cargo público, já que a finalidade é a contribuição para o desenvolvimento do País, você já deu a sua contribuição então deixe o espaço para que outros possam também contribuir.
Porém, o que temos atualmente ocupando cargos de políticos são verdadeiros parasitas que sugam o povo através de altíssimos impostos em detrimento ao bem estar e salários maravilhosos desses políticos, que achando pouco ainda promovem a verdadeira festa, roubando os cofres públicos. Importante ainda ressaltar os altos custos de campanha, onde gastam o que não tem para depois de eleito repor tudo que gastou com juros e correção monetária.
Na politica atual permite-se tudo, alianças partidárias nunca antes imagináveis, tudo com o único objetivo “o poder”.
Os partidos políticos não tem mais ideologia, hoje apenas temos a hipocrisia.
Um forte abraço a todos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário