sexta-feira, 28 de março de 2014

Propaganda Pessoal disfarçada de Publicidade



Dentre os princípios inerentes à administração pública a nossa carta magna contemplou o principio da publicidade, por este principio todos os atos da administração pública devem ser públicos.
Em contraponto a Constituição Federal de 1988 proibiu a propaganda pessoal através da administração pública, ou seja, proibiu os gestores públicos de utilizar-seda maquina pública para praticar a autopromoção.
Porém o que estamos vendo a todo dia é a manipulação dos recursos estatais para promover o nome desse ou daquele gestor público que se utilizam do subterfúgios para praticar a autopromoção.
Ao consagrar o Principio da Publicidade o legislador constituinte objetivou a transparência dos atos praticados pela administração pública, pois através deste principio todo e qualquer cidadão pode e deverá ter acesso a todos os atos praticados pelo gestor público.
Agora vejamos o que realmente é praticado através de manipulação e maquiagem deste principio.
Logo ao assumir o governo o que todo gestor gasta milhões fazendo a mudança da logomarca dos carros, dentre outros bens do Município, Estado ou União, efetuando plotagem com seu slogan de campanha, então surge o questionamento, se o bem é público porque não padronizar com as cores do Órgão administrativo ao qual pertence, assim não seria necessário efetuar mudanças todas as vezes que mudar de governo, mas se fizessem isso como iriam se autopromover?
O governo, seja ele, Municipal, Estadual ou Federal, gasta milhões em propaganda em Radio e Televisão, "informando" a população sobre obras que estão sendo realizada por seu governo. Qual a necessidade de se gastar tanto se podemos visualizar as "obras" quando passamos pelas ruas.
Hoje no Brasil gasta-se mais com propaganda do que com programas voltado a Idosos e a Crianças e adolescentes, por exemplo.
Eu não preciso que o Governo vá para a televisão dizer que esta fazendo um viaduto, esta recuperando uma estrada ou esta construindo uma escola, pois ao transitar nas ruas da cidade eu posso visualizar tal situação.
Ademais é importante ressaltar que ele não esta fazendo nada mais do que a Obrigação.
O verdadeiro motivo, por trás dessa, propaganda pessoal disfarçada de publicidade é o somente mais uma maneira de desviar recursos.
Acorda Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário